Região Unova

Personagens: Ash
Nome: Ash Ketchum
Nome em Japonês: Satoshi
Biografia:
Ash é o personagem principal do anime.
Ao completar 10 anos, ele parte de Pallet levando o Pikachu ganho pelo profº Carvalho e vai em jornada para ser tornar o melhor Mestre Pokémon de todos os tempos!
Seu objetivo é capturar todos os Pokémon existentes e listá-los em usa PokéAgenda. Além disso, precisa batalhar pelas suas insígnias nos ginásios oficializados pela Liga Pokémon.
Só que como dizem, querer não é poder. Mesmo após 14 temporadas, Ash ainda está muito longe de completar a PokéAgenda e a maioria das suas insígnias são ganhas por pura sorte, exceto as mais atuais.
Mas mesmo com isso, Ash é um bom treinador que ama muito todos seus Pokémon, tornado-o um treinador de grande valor!
Durante um bom tempo, Ash deixou alguns de seus pokémons livres por algum motivo (Butterfree, Pidgeot, Lapras, ...) ou deixava com outro treinador (Haunter, Beedrill, ...), mas ele já anda parando de fazer isso. Ele sempre leva um inicial de planta.
Ele detém o título de campeão da Liga Laranja e da Batalha da Fronteira. Na liga de Kanto Ash ficou no top 16, nas ligas em Johto e Hoenn ficou entre os 8 melhores e na liga Sinnoh foi semi-finalista. Atualmente esta competindo pela liga em Unova.
Pokémons:
    
Pokémons que ora são o 6º da equipe, ora ficam com a Profª Juniper:
   



Pokémons que Evoluiram    
  Parceiros do Ash na região Unova 
Personagens: Iris
Nome: Iris
Nome em Japonês: Iris
Biografia:
Aparentemente Iris é uma garota selvagem que se balança em cipós e se alimenta de berries.
Ela carrega Axew, seu pokémon principal, em seu cabelo, ao invés de usar uma pokébola. Este Axew ela recebeu da matriarca de sua cidade natal com o objetivo de treiná-lo. Iris aceitou essa missão pois seu sonho é ser a maior mestra de dragões. Pokémons dragões são difíceis de serem treinados, principalmente o seu Axew. No começo, ele tinha dificuldades de batalhar e mal sabia soltar seu golpe Fúria do Dragão.
Iris também é muito habilidosa com as coisas da natureza. Ela é capaz de localizar plantas medicinais com facilidade, além de ter um 6º sentido, pressentindo coisas naturais e sobrenaturais. Embora tenha um instinto selvagem, Iris tem pavor a pokémons de gelo (tal como Misty tem por insetos), devido ao fato de serem vatajosos ao tipo dragão.
Pokémons:

Pokémons que tinha:
  ersonagens: Cilan
Nome: Cilan
Nome em Japonês: Dento
Biografia:
Cilan é líder de ginásio da cidade Striaton e almeja ser o melhor Especialista Pokémon.
Os Especialistas Pokémon possuem um amplo conhecimento sobre pokémons e são capazes de observar a compatibilidade que um pokémon tem entre ele e seu treinador. Por essa razão, Cilan resolveu deixar seu ginásio nos cuidados de seus irmãos Chili e Cress, que também são líderes, para então poder partir numa jornada ao lado de Ash e Iris.
Além de conhecer sobre pokémons, Cilan é muito bom em culinária e pescaria. Costuma estalar os dedos quando quer fixar algo que esteja falando, dizendo o seu bordão "é hora de...". Ele tem uma personalidade de quem gosta de encontrar explicações lógicas para tudo, sendo o primeiro a correr quando vê algo paranormal.
Pokémons:
 
Pokémons que tinha temporariamente:  Rivais de Ash na região Unova
Personagens: Trip
Nome: Trip
Nome em Japonês: Shooti
Biografia:
Trip é um treinador pokémon que começou sua jornada quando Ash chegou em Unova.
Embora iniciante, consegue bolar algumas estratégias em suas batalhas, sendo capaz de derrotar Ash, que é mais experiente. Ele escolheu o Snivy da profª Juniper como seu inicial. Ash foi o primeiro treinador que Trip enfrentou e desde então eles são rivais. Atualmente está ganhando insígnias para participar da Liga Unova.
Além de treinador, Trip é um Fotógrafo Pokémon e gosta de tirar fotos sempre que vê algo novo e queira manter registrado.
Pokémons:
     
Pokémons que tinha:
 
Personagens: Kenyan
Nome: ???
Nome em Japonês: Kenyan
Biografia:Kenyan é um treinador pokémon da região de Unova.
Quando encontrou Ash pela primeira vez, logo o desafiou para uma batalha. Com seu parceiro Blitzle, conseguiu arremeçar a concha de Osawott de Ash para longe. A batalha foi adiada para o dia seguinte, com a vitória de Oshawott. Kenyan ficou impressionado com a habilidade de Ash e desde então se tornaram rivais.
Embora ele tenha a aparência de um treinador qualquer, possui técnicas rígidas de treinamento, como por exemplo, energizar Blitzle pedalando numa bicicleta. Contudo, é uma pessoa muito amistosa e que gosta de batalhas pokémon. Ele participou do torneio organizado por Don George junto a Ash e os outros.
Pokémons:
 
Pokémons que tinha:

Personagens: Langley
Nome: ???
Nome em Japonês: Langley
Biografia:Langley se auto-denomina a "caça-dragões" e seu objetivo é eliminar todos os treinadores que se especializam no tipo dragão.
Quando pequena, Langley perdeu vergonhosamente de um treinador do Vilarejo dos Dragões, terra natal de Iris. A partir daí Langley começou a treinar para vencer os treinadores daquele vilarejo e qualquer pessoa que treine dragões.
Ela possui Beartic ao seu lado, um pokémon de gelo, sua grande arma contra dragões. Iris acabou desenvolvendo rivalidade com ela, batalhando para defender a honra do seu vilarejo e dos pokémons dragões.
Langley tem uma personalidade arrogante e vê Iris com desprezo, pois até então acha que ela não faz jus ao sonho de um Mestre de Dragões.
Pokémons:

Personagens: Burgundy
Nome: Burgundy
Nome em Japonês: Cabernet
Biografia:Burgundy é uma Especialista Pokémon de classe C e rival de Cilan.
Ela havia sido derrotado por Cilan no ginásio dele quando mais jovem. Desde então decidiu estudar para ser uma grande Especialista Pokémon com o intuito de aprender mais sobre os pokémons e ter uma revanche com Cilan.
Quando conseguiu o título de Especialista classe C, voltou ao ginásio de Cilan, porém ele já havia partido para uma jornada. Burgundy então derrota os irmãos de Cilan e conquista a insígnia de Striaton. Quando se encontra com Ash, ela começa a avaliar mal todos os pokémons dele. Eis que Cilan intervém e - dando sua opinião de Especialista classe A - diz que os pokémons de Ash são perfeitamente compatíveis com ele. Desde então, Burgundy vem treinando arduamente para ser uma Especialista Pokémon melhor que Cilan.
Pokémons:
 
Pokémons que tinha:

Personagens: Bianca
Nome: Bianca
Nome em Japonês: Bel
Biografia:Bianca é uma treinadora da cidade de Nuvema, em Unova.
Ela é uma menina doce, mas também é um tanto desajeitada e desorganizada com sua bolsa. Foi enviada pela profª Juniper para dar o estojo de insígnias para Ash. Ela possui uma paixão tremenda por pokémons fofinhos, como Emolga e Minccino e faz de tudo para conseguir pokémos dessa característica, chega até mesmo a armar alguns planos para capturá-los, mas fica extremamente frustrada quando eles não dão certo.
Bianca possui um pai super protetor, que acha loucura uma criança sair numa jornada pokémon sozinha. Foi justamente por imposição de seu pai que Bianca não começou sua jornada logo que completou 10 anos. Com o tempo, seu pai se convenceu de que não há problema e a deixou partir.
Pokémons: